sábado, 1 de setembro de 2018

Guia básico sobre criptomoedas

O que são criptomoedas

Guia básico sobre criptomoedasCriptomoeda é um tipo de moeda virtual normalmente descentralizada baseada em uma poderosa série de linhas de código criptografadas que são muito difíceis de serem quebrados, o que torna essa classe de ativos uma ótima forma de transacionar dinheiro para qualquer lugar do mundo em poucos minutos, com muito mais segurança e taxas mais baixas que os sistemas tradicionais.

Existem atualmente mais de 2 mil moedas virtuais diferentes, sendo o Bitcoin a primeira e mais conhecida. O Bitcoin é uma moeda global descentralizada, livre de qualquer controle estatal ou de instituições financeiras, sua rede é independente e mantida através de seus milhares de usuários espalhados pelo mundo, o que a torna atualmente bem segura e inviolável.

Para que essa rede funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana é necessário um forte poder computacional que são utilizados para gerar novas unidades da moeda e manter o sistema em funcionamento, esse processo é chamado de mineração.

Em resumo, pessoas investem em máquinas de mineração para manter a rede e recebem bitcoins em troca, porém há um limite de moedas que podem ser mineradas (21 milhões de unidades), o que torna o bitcoin um ativo deflacionário e escasso, diferente de moedas fiduciárias que não possuem limite de impressão.

O que é blockchain

Blockchain é a base das criptomoedas, uma espécie de "livro aberto" que registra todas as transações de uma rede e possui seus registros distribuídos pelo mundo inteiro de forma pública, o sistema é formado por uma cadeia de blocos criptografada que da total segurança na transmissão de valores e informações. Veja a seguir um vídeo explicativo sobre a tecnologia.


O que são ICOs

ICO traduzindo para o português significa Oferta inicial de moedas, semelhante ao IPO da bolsa de valores. Basicamente são projetos novos que buscam financiamento para levantar capital de investidores e tornar a sua ideia realidade.

São considerados investimentos de alto risco no mundo das criptomoedas, pois o projeto pode não se desenvolver da forma pretendida e valer menos do que foi pago, porém há um outro lado da moeda, diversas propostas tem dado certo com este tipo de financiamento e devolvido rendimentos altíssimos a seus investidores.

O projeto mais famoso a utilizar essa forma de arrecadação foi o Ethereum que teve seu preço fixado em $ 0.30 em sua oferta inicial feita em 2015 e hoje vale mais de $ 300 (um retorno superior a 90.000%), porém sempre é necessário cautela ao escolher a ideia que se deseja investir, pois há muitos oportunistas que criam promessas falsas para roubar dinheiro ou que prometem soluções fora de seu alcance.

Como conseguir criptomoedas grátis

Airdrops e bounties

Airdrops são distribuições gratuitas de algumas unidades de moedas em troca da realização de tarefas, como se cadastrar em uma corretora, responder formulários, divulgar um determinado projeto em suas redes sociais e coisas do tipo. 

Bounty é uma variação, inclui tarefas um pouco mais complexas e demoradas, mas oferece normalmente prêmios maiores. Ambas são ótimas formas de marketing com criptomoedas, possibilitando à empresa divulgar sua ideia a um custo menor que em mídias tradicionais e aos usuários receberem tokens sem risco e ainda com possibilidade de valorização futura.

Assim surgiu a ideia do site, reunir em um só lugar diversas campanhas para que mais e mais pessoas possam adentrar no universo cripto mesmo sem possuir capital para investir.

Como investir em criptomoedas

Comprando bitcoin com real

Se você tem interesse em investir nesse mercado, eu recomendo as exchanges brasileiras Walltime e Coinext, lá você poderá transferir o dinheiro de sua conta bancária e trocá-lo por bitcoin com facilidade.

Trocando bitcoin por outras moedas

Após ter comprado seus primeiros bitcoins, você poderá trocá-los por outras criptomoedas enviando diretamente para uma corretora de fora do país, onde há uma melhor variedade de moedas e maior liquidez que no mercado brasileiro.

Recomendo a Binance, atualmente uma das melhores do mundo em interface e segurança.

Links úteis

Carteira para Bitcoin
Electrum

Carteira Ethereum
MyEtherWallet

Pagar boletos com criptomoedas
BitBol
Kamoney

Avaliação de ICOs
ICO Drops
ICObench

Consultar cotações
Coinmarketcap
Coincap

Notícias sobre o mercado
Cointelegraph
Guia do Bitcoin

Grupo no Facebok
Bitcoin Brasil

Canais no YouTube
Aprendizado Cripto
Fernando Ulrich
Criptomaníacos
Roberto Pantoja
Vô Epaminondas

0 comentários:

Postar um comentário